Entre os dias 28 e 30 de março, foi realizado o Encontro da Comunidade Oficial da União de Famílias da Região São Paulo, à sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
Na 6ª feira a noite, o encontro começou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Antonio Bracht. Após, os casais presentes realizaram uma pequena confraternização na casa São Miguel, com muita pizza e boa conversa.
O sábado iniciou com a Santa Missa na Capela Rainha da Custódia Viva e após o café da manhã, recebemos as boas-vindas da Ir. Elvira e em seguida, o casal dirigente da Região, Marco e Toninha, explanou sobre este encontro em que iremos celebrar o jubileu de 75 anos da Fundação da União de Famílias e da Campanha da Mãe Peregrina.
Posteriormente o Rômulo fez uma profunda e provocativa reflexão sobre o pertencimento a União de Famílias, da mesma forma que eu pertenço a minha família. Disse: “Cada um de nós é porta voz do divino, da mesma forma que o anjo Gabriel foi para Maria, que prontamente deu seu SIM. Portanto, devemos estar abertos ao PHS – Por Hoje Sim, para Deus, para o Amor, para a missão”.
Em seguida, Sidônio explanou sobre o tema: A força Apostólica Internacional da União de Famílias de Schoenstatt, descrevendo de forma profunda os acontecimentos históricos da congregação Mariana e pedagogia de Schoenstatt.
Após o almoço, nos dirigimos ao Santuário para a foto oficial do encontro e depois tivemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento em comunidade, na capela Rainha da Custódia Viva.
No período da tarde tivemos uma oficina, cuja proposta orientava para um diálogo entre paroquianos, que se dispuseram a ajudar as famílias atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Dentro deste contexto, cada um expos a mobilização de valores, segundo a perspectiva de interesses da Pedagogia Mariana.
Em seguida, o Romulo apresentou como se dará a preparação para a Aliança Filial com o Pai, em 18 de outubro de 2025, conforme cronograma que receberemos. Logo após, cada família se dirigiu até a imagem do pai fundador, e de seus pés retirou uma pedra de Dachau, simbolizando o vínculo com o fundador e estímulo do início da preparação para a Aliança com o Pai.
Por fim, para concluir a tarde, a Irmã Inácia conduziu a vivência, fazendo uma leitura reflexiva sobre a vida e missão do Diácono João Luiz Pozzobon, e como sua obra se tornou fecunda na vida de milhares de famílias, originada na obra de Schoenstatt e na Campanha da Mãe Peregrina no Brasil, que neste ano celebrará seu jubileu de 75 anos. Esta vivência foi concluída com o recebimento de uma relíquia com a oração de canonização do Sr. Pozzobon.
Iniciamos o 3º e último dia do ECO 2025 com a celebração da Santa Missa as 7h. Em seguida, logo após o café, nos reunimos na sala 2 da Casa do Movimento para dar seguimento, com a apresentação questões práticas e dos informes gerais.
Em seguida, Sidônio conduziu a votação, introduzindo as orientações de como se dará a eleição de Delegados e Suplentes que irão compor o próximo Capítulo, conforme prevê o Estatuto.
Para encerrar, o casal Sidônio e Cláudia testemunharam o 1º Encontro do Forta, ocorrida em 2024 no Paraguai. Trata-se de um encontro de fortalecimento matrimonial, onde compartilham sentimentos e redescobrem mutuamente o amor por meio de atividades, dinâmicas e momentos de diálogo e encontro.
Rezamos todos juntos a oração de envio e recebemos a bênção do Pe. Antonio para o nosso retorno aos lares e nossa caminhada nesse ano de 2025.
Luciano e Flávia Ghelardi (XIII curso)
Roberto e Valeria Bueno (XXII curso)