O dia primeiro de novembro é celebrado em todo o país como o Dia De Todos os Santos. A comemoração teve origem no século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes.  Nessa festa do calendário cristão, são lembrados e homenageados todos os santos e mártires, conhecidos ou não, e não canonizados.

No ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ou reconhecidos oficialmente como santos pela igreja católica.

A data, que é reconhecida por diferentes denominações cristãs, celebra com honra as pessoas que viveram uma vida de acordo com o evangelho. Por essa razão a igreja católica acredita que estas pessoas estejam junto de Deus.

Já em seguida no dia 2 de novembro celebramos o dia dos fiéis defuntos. O amor de Deus por nós é vida em abundância. Ele ultrapassa toda insegurança, temor e falta de esperança. Ao recordar nossos entes queridos que já venceram seu tempo entre nós, e agora estão na eternidade, damos graças pela existência deles. Estamos a celebrar a vida e não a morte, a dar graças por terem feito parte de nossa história, e serem amados pelo Senhor. Sentimos a ausência e temos saudades, mas nada se compara ao amor que agora vivem, eternamente junto do Pai, nos céus.

Temos também as indulgências que podemos conquistar para algum ente querido nosso.

“As indulgências podem ser parciais e plenárias. As parciais, como o nome já o diz, “liberam parcialmente da pena devida pelos pecados” já as indulgências plenárias “liberam totalmente da pena devida pelos pecados”.

Uma pessoa pode lucrar inúmeras indulgências parciais durante o dia, de acordo com as normas apresentadas pelo Manual de Indulgências da Santa Sé, mas apenas uma indulgência plenária por dia.

Tanto as parciais como as plenárias podem ser aplicadas ao próprio fiel, como também em sufrágio da alma dos fiéis defuntos, mas nunca a outro fiel ou pessoa viva, tendo em vista que Deus nunca fere a liberdade do homem.

Sabendo disso, as disposições para lucrar a Indulgência Plenária em favor dos fiéis defuntos é realizada a partir das seguintes práticas: “é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial.” Aí pode-se perguntar, mas o que rezar pelo Santo Padre? O próprio documento citado acima já responde: “A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.” Soma-se a estes requisitos a visita ao cemitério com, ao menos, uma oração mental pelos fiéis defuntos ou a uma igreja ou oratório, rezando nesta mesma intenção um Pai-Nosso e o Credo.

Em novembro inicia o advento no dia 27 de novembro de 2022 e termina no dia 24 de dezembro, Véspera de Natal.

Este é o período antes do Natal em que a igreja se prepara para a comemoração do nascimento do Menino Jesus. O tempo do Advento nos faz abrir a uma realidade nova cheia de esperança de salvação e de vida naquele que vem para nos redimir: o Cristo Senhor. Subir o Tabor para ir ao encontro com o Senhor nos lembra o profeta, com sua palavra, é fazer acontecer o mundo novo. Por isso, a vigilância de que nos fala Jesus é muito importante. Pois assim não nos perderemos nas vaidades e ilusões proposta entre nós. Buscar o essencial, que é viver a presença do Senhor em cada dia.

A Origem do Advento

Acredita-se que a primeira referência ao Advento seja do ano 380, na Península Ibérica, quando o Sínodo de Saragoça ordenou uma preparação de três semanas para a Epifania do Senhor. Epifania significa revelação e, por isso, representa o dia em que Jesus foi apresentado ao mundo, o que teria acontecido com a chegada dos Reis Magos no local do nascimento de Jesus.

No dia 16 de novembro celebramos o aniversário de nascimento do padre Jose Kentenich 137 anos. Gratidão por sua mãe Catarina Kentenich que em meios a tantas situações difíceis nunca desistiu de lutar por José, tinha uma confiança inabalável na Mãe de Deus que o entregou aos seus cuidados, gratidão ao sim de nosso Fundador que sempre se deixou educar por Nossa Senhora e sempre ouviu ao chamado de Deus. Foi pelo seu sim, pelo seu desprendimento, pela sua consciência de missão que vamos comemorar no dia 18 de novembro 59 anos da instituição do primeiro Santuário-Lar fonte de graças e bençãos para as famílias.

O Padre Kentenich ao ver o Santuário-lar em desenvolvimento afirmou:

“ O que vou dizer é de importância elementar para o futuro: Tudo o que vale para o Santuário Original e para os Santuários Filiais, vale também para o Santuário-Lar”. “…o coletivismo pode fechar ou destruir as igrejas, mas fechar ou destruir todos nossos santuários, mas os Santuários-Lar ninguém pode destruir”.

Que possamos refletir:

O que seria de nós sem a Aliança de Amor e o Santuário-Lar nestes tempos em que estamos vivendo?

Proposito- rezar todos os dias uma ave-maria pelas almas do purgatório e por aquelas almas que são esquecidas.

À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.

Intenções para novembro

– Ó Jesus, Mestre e Pastor, olha com carinho para o Papa Francisco, por todos os bispos e padres dá-lhes sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho, e coragem para lidar com os desafios do mundo atual, rezemos …

– Pela reunião ampliada da União de Famílias no Brasil onde todos os membros da Direção Territorial, das Direções das Regiões, Irmãs colaboradoras…  que vai acontecer de 04/11 a 06/11 a sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai vamos pedir que o Espirito Santo possa conduzir todos os trabalhos referentes a comunidade e que Nossa querida Mãe vai a frente em todas a decisões a serem tomadas, pedimos também que nosso Pai Fundador esteja intercedendo para que nossa Comunidade cresça e seja cada vez mais exemplos para o mundo rezemos …

– Por todas as famílias da União de Schoenstatt do Brasil e do mundo todo para que possamos nos aprofundar na filialidade e na santidade a exemplo do Pai Fundador, rezemos….

– Por novas e autenticas vocações de Schoenstatt, rezemos…

– Pelos formadores ao qual receberam a missão de formar para que estejam fortalecidos com vosso amor e que o Espirito Santo os ilumine e que estejam empenhados na formação das famílias dentro dos ensinamentos do Pai Fundador e a exemplo de Nossa Senhora rezemos…

– Com coração cheio de gratidão agradecemos pela vida de nosso Pai Fundador, por tantos ensinamentos e também pelo grande presente que nos deixaste a Aliança de Amor e o Santuário-Lar, rezemos…

– Pela canonização do Padre José Kentenich, João Luiz Pozzobon. José Englein, Irmã Emilie e todos os heróis de Schoenstatt, para que logo estejam nos altares junto de nossos santos, rezemos …

– Pelas almas do purgatório, por todos os irmãos e irmãs da União de Famílias já falecidos, mas também pelas almas esquecidas que possam encontrar a misericórdia diante de Deus, rezemos….

– Por todos os enfermos de nossa comunidade para que tenham a graça da paciência nas dores e dificuldades no tratamento e que tenham a compreensão de que no sofrimento humano se completa a vossa Paixão Redentora, rezemos ….

– Por todos os cristãos perseguidos dá-lhes, Senhor, a graça da fortaleza e da esperança, e a nós, a graça de um coração inquieto, que não se deixe acomodar e procure fazer algo por eles, rezemos…

– Pelos países que estão em guerra imploramos ó Mãe para que haja paz e que Tu reines como Rainha no campo da batalha, rezemos…

– Pedimos Mãe Santíssima pela nossa nação esta terra de Santa Cruz, neste tempo difícil que estamos vivendo de tantas incertezas para que sejas a grande Vencedora a esmagadora da serpente, protege os teus filhos Mãe venha em nosso socorro, rezemos…

– Pelos governantes para que o Espirito Santo ilumine dê sabedoria diante dos tempos atuais para que o Brasil se livre das algemas do comunismo, rezemos….

Oração: Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt,
diante da grandeza das aflições que oprimem nosso povo e nossa pátria, sentimos profundamente a nossa pequenez filial. Confiando, porém, inabalavelmente em tua sabedoria, tua bondade e teu poder, colocamos em tuas mãos maternais o destino da nossa Pátria. O Brasil é consagrado ao teu imaculado coração. Por isso, neste tempo angustiante, mostra-te como o grande sinal no céu de nossa pátria e ergue aqui um monumento de teu amor e poder.
Revela tua magnificência como Rainha e Esmagadora da serpente infernal. Amém!!!