CAPELA HISTÓRICA

Aqui estamos num importante lugar de encontro com o Pai e Fundador da Obra de Schoenstatt: o Sacerdote Padre José Kentenich.  Nesta Capela ele celebrou Santas Missas, presidiu a celebrações da tomada da veste das Irmãs de Maria, fez pregações e meditações. Muitas vezes também rezou, silenciosamente, diante do Tabernáculo. No dia da sua chegada, Pe Kentenich, após a saudação de boas-vindas na entrada do Colégio, nosso Fundador se dirigiu a esta Capela, e saudou a todos os que estavam presentes dizendo:


“Aqui é bom estar! Aqui é bom estar!

      Aqui deve ser bom estar! Aqui será bom estar!

Porque a Mãe de Deus manifesta as suas magnificências e quer revelá-las ao mundo. A Mãe de Deus quer se manifestar em sua tarefa. A Mãe de Deus quer formar aqui uma terra mariana em todo o Paraná e em toda a região de língua portuguesa(…) Onde é Schoenstatt? Schoenstatt é onde existe a imagem da MTA, onde houver um filho de Schoenstatt. Não precisamos olhar Schoenstatt no além – mar! (…) Vamos construir Schoenstatt aqui! … O mundo deve tornar-se mariano, aberto para Deus, transformado em Cristo!” (12 de abril de 1947).

Nesta Capela guardamos o precioso documento de entronização da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt na antiga Igreja Matriz, hoje a Catedral Metropolitana de Londrina. Ouçamos um trecho:

Por este documento atesto que, no dia 20 de abril de 1947, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tomou posse oficialmente da Igreja e do povo de Londrina… Daqui,  Ela quer distribuir profusas graças de transformação anímica, de abrigo maternal e de fecundidade…” (20.04.1947)

No dia seguinte à entronização, dia 21 de abril de 1947, o Fundador consciente da importância do acontecimento assim se expressou:

“Precisamos mostrar a Mãe de Deus ao mundo. Ontem ela celebrou sua entrada triunfal na Igreja matriz. Fez-se um novo documento de fundação para este país. Ela quer usar-nos como seus instrumentos.”

  Também encontra-se nesta capela histórica, o primeiro quadro que foi entronizado na catedral de Londrina.