Agosto, Mês Vocacional.
11 de agosto de 2017

Agosto, Mês Vocacional.

Agosto, Mês Vocacional.

 

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi.  (Jo 15,16)”

Todo ano em agosto celebramos em nossas Igrejas o Mês Vocacional, Instituído na 19ª Assembleia Geral da CNBB, em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivo conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação, reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia a dia o chamado que o Pai nos faz.

No Primeiro Domingo celebramos o dia do Padre e as Vocações Sacerdotais, Todos somos chamados a construir o Reino de Deus e a Igreja, a “vinha do Senhor”. Os padres têm, porém, uma missão fundamental na Igreja e pertencem a Cristo por criação, redenção, vocação e especial amor.

No Segundo Domingo celebramos a vocação da família na pessoa do pai, uma missão divina, um chamado de Deus à vida. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
No terceiro domingo a Igreja lembra-se dos religiosos, homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
No Quarto Domingo celebramos todos os leigos que se dedicam aos trabalhos pastorais e também missionários, que atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades.

Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Através da reflexão de cada domingo podemos perceber que todos nós somos chamados à vocação, quer seja sacerdotal, religiosa, familiar ou leiga, todas tão importantes e indispensáveis para caminho à Santidade.

Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos de nosso querido Deus para vivermos de forma atuante a vocação para a qual somos chamados e intensifiquemos nossas orações para que o Senhor nos envie mais operários, que a igreja tanto precisa.    

 

Nelci e Claudio

Região Paraná/XII Curso